terça-feira, 29 de junho de 2010

Sessões sobre Sexualidade Juvenil

Nos dias 22 e 23 de Junho, realizaram-se no Centro Social Paroquial de Revelhe duas sessões intituladas “Sexualidade Juvenil”. Na primeira participaram as crianças dos 10 aos 13 anos, tendo os mais velhos participado na segunda, naturalmente com conteúdos adequados às idades. Os participantes ficaram a conhecer melhor o seu corpo e as alterações que este sofreu ou está a sofrer com a puberdade, aproveitaram para tirar dúvidas relativas a métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, às quais se associaram outras questões que foram surgindo ao longo das sessões. Estiveram presentes, para além dos elementos do Centro, a Dr.ª. Anabela Andrade, representante do Projecto In Jovem (http://injovem.blogspot.com/) que organizou estas sessões, o Dr. Rolando Silva, representante do IPJ de Braga e orientador da oradora Joana Ferreira Oliveira, estudante do primeiro ano de Medicina na Universidade do Minho.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

"Projecto Pais e Filhos ao mesmo ritmo" Uma aula na cozinha


Uma das preocupações deste projecto é, também ela, demonstrar aos pais que o nosso Centro Social esforça-se por primar pela higiene e segurança dos seus filhos.Escolhemos a cozinha, para demonstrar aos nossos pais cuidados que deverão manter em suas casas, assim como, os cuidados que as nossas cozinheiras mantêm de maneira rigorosa diariamente. Assim, os pais expuseram algumas dúvidas, as quais tentamos esclarecer da melhor forma, visto que para a nossa saúde caso não cumpramos certas regras e cuidados poderemos ter resultados bastante desagradáveis.
Foi uma sessão sobretudo dirigida pela nossa cozinheira de serviço, que com muita eficácia e sabedoria no assunto, dialogou e transmitiu "dicas" e orientações aos pais. As crianças e jovens estiveram também atentas intervindo simultaneamente.

" Projecto Pais e Filhos ao mesmo ritmo" Plantação de um canteiro

Como poderão verificar com estas imagens, todos trabalharam na construção do nosso canteiro.
Nesta actividade os pais foram transmitindo aos seus educandos saberes agrícolas... e olhem que os jovens adoraram... agora ficamos à espera do resultado... da plantação do nosso canteiro..

sábado, 5 de junho de 2010

"Projecto Pais e Filhos ao mesmo ritmo" Construção de fantoches

Este sábado decidimos mudar de local de "trabalho"!
Dirigimo-nos à residência dos pais de um dos nossos jovens, e foi lá mesmo que teve lugar esta nossa actividade...
Digam lá que os nossos fantoches nao estão bem giros?

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

No dia Mundial da Criança alguns jovens institucionalizados no Centro Social Paroquial de Revelhe participaram na Assembleia de Crianças "Convenção dos Direitos da Criança", organizada pela CPCJ de Fafe. O evento teve a participação de várias figuras de relevo da comunidade fafense e nacional, entre as quais destacamos a intervenção do Dr. Dias Loureiro, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
Crianças de todas as escolas do Concelho de Fafe tiveram a oportunidade de subir ao palco e expressar as suas opiniões sobre os direitos da criança. Cinco jovens do nosso Centro, apadrinhados pelo capitão da equipa de futebol da Associação Desportiva de Fafe, Primo, e pelo jogador Castro do Moreirense, contaram aos presentes quais achavam ser os seus direitos e de que forma estes poderiam ser concretizados, trazendo alguma emoção à sala. A Assembleia terminou com uma música interpretada pelo ex-jogador de futebol Neno que se fez acompanhar de todas as crianças e jovens que anteriormente tinham “discursado”.
Deixamos aqui os nossos parabéns à CPCJ de Fafe pela organização e a todos aqueles que participaram por terem espalhado sorrisos pela plateia, num dia em que o papel principal foi mesmo desempenhado pelas crianças.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Visita da JS

Na tarde do passado Domingo, 30 de Maio, fomos visitados por alguns membros da Juventude Socialista de Fafe. Para a maioria já não era novidade o contacto com a nossa casa, embora alguns o estabelecessem pela primeira vez. Houve oportunidade para conhecerem as crianças e jovens e as instalações, conviverem e ainda ficarem a conhecer melhor a realidade institucional em Portugal. Como tem vindo a ser habitual, fizeram-se acompanhar de boa disposição, interesse e presentes.