segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novos móveis, paisagem nova!


Ofereceram-nos há cerca de duas semanas alguns móveis com bastante utilidade para a Instituição que pretende ter cada vez mais um cariz familiar.  Não são móveis novos, são novos móveis para nós que, como muitos outros, aprendemos a renovar o usado e a dar-lhe bom destino. Mas mais alterações se fizeram em salas e corredores. O tão falado "escurecido" lado dos meninos está aos poucos a ganhar vida. Recentemente conquistou algumas telas cheias de cor e bem ao gosto de quem por lá habita. As imagens, como de costume, encontram-se abaixo.   

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bem-vindos ao Natal!

Não trocamos os meses nem estamos tão ansiosos pela chegada do Natal que tenhamos antecipado a sua celebração. No entanto, já nos estamos a preparar para a sua chegada, não só em espírito mas também com algum material que pode ser útil nesta quadra festiva. A decoração de caixas de madeira enraizou-se por aqui e todos os dias há novidades para serem apreciadas. Deixamos algumas imagens para poderem deleitar-se. Entrem em contacto connosco no caso de quererem adquirir alguma.





sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Festa da castanha!


Como já tínhamos estado num magusto este ano e havia um excedente de castanhas, este ano optamos por fazer algo diferente. Em vez da típica fogueira e de algumas castanhas aí assadas, optamos por servir castanhas de uma forma diferente. Fez-se para o jantar rojões com castanhas. Para algumas crianças tal combinação foi uma novidade e, por mais invulgar que possa parecer, todos gostaram. De tal forma foi o entusiasmo pela refeição que muitos foram os pedidos para ser incluída nos menus semanais. Como sobremesa, e porque a comemoração assim o podia, houve castanhas assadas no forno. 

A andar de jipe!


Pelo 3º ano consecutivo, a Naturjipe realizou um passeio com as nossas crianças e jovens. Como nos anos anteriores, criaram autocolantes para os jipes, alusivos ao dia, que nos pareceram estranhamente familiares. Foi com grande alegria que constatamos que a imagem usada foi a mesma que oferecemos há alguns meses à Naturjipe. Tratou-se de mais um dia planeado ao pormenor que este ano contou com o acréscimo dos Escuteiros de Freitas que dinamizaram actividades e jogos durante todo o dia. O tradicional passeio de jipe também não faltou e veio com muita adrenalina. Para melhorar o dia, houve ainda espaço para um almoço e um jantar deliciosos e um magusto com cantares à volta da fogueira para incentivarem as chamas a crescer. Como seria de esperar, ninguém resistiu a saltar a fogueira e a terminar este belo dia em descontracção e brincadeira. Agradecemos a todos os elementos da Naturjipe e aos escuteiros de Freitas por momentos de adrenalina e diversão e experiências novas de todas as vezes que estamos juntos. 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Assustadoramente divertido!


Não temos memória de um festejo do Halloween com esta envergadura. Na verdade, não temos memória de alguma vez se ter festejado esta data por estes lados, mas nunca é tarde para começar. Achamos que o melhor seria preparar algo monstruoso, com muitos detalhes e bastantes sustos e cedo se puseram mãos à obra para não haver imprevistos. Chapéus, chapéus e mais chapéus, teias, fatos, capas, bonecos desmembrados, vassouras e uma faixa com o nome da festa. Meteu-se tudo no caldeirão com olhos de lagarto, asas de morcego, lesmas frescas e boa música. As imagens abaixo são a melhor ilustração do que aconteceu nesta noite fantasmagórica.

Adolescência e sexualidade!


Estamos rodeados, nesta fase da nossa existência, por um grupo de adolescentes sedentos de novidade e que atacam a vida, sem se deixarem à espera que esta lhes venha bater à porta. E uma parte muito importante da vida de qualquer adolescente incide na sua sexualidade, facto que não nos passa ao lado. Decidimos assim proporcionar-lhes uma acção de formação que abarcasse a sexualidade nas suas múltiplas vertentes. Partiu-se da estrutura dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, passando por áreas como a gravidez, a masturbação, as DSTs e o amor. Terminou-se com um debate que serviu, não só para partilhar ideias e opiniões, mas também para desvanecer dúvidas. A participação activa dos adolescentes foi uma constante e este entusiasmo serviu como indicação de que mais acções de formação são bem-vindas.