quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Porque o sonho comanda a vida!

A Terra dos Sonhos era um destino que há muito nos cativava por todo o encanto que produzia não só nas crianças, como nos adultos. Foi então com grande alegria que recebemos o convite da Sartis (http://sartis.pt), empresa sediada em Guimarães, para uma maravilhosa viagem a tão almejado destino.
Na manhã combinada, e à hora prevista, tínhamos um grande autocarro à porta da Instituição, com os colaboradores da Sartis, que partilhavam da nossa ansiedade por esta grande aventura. Como qualquer façanha que se preze, esta não poderia começar de barriga vazia, tendo a Sartis oferecido o almoço a todas as crianças e jovens no Mcdonalds, local de eleição de todos.
Seguimos então para a Terra dos Sonhos, onde nos esperavam piratas e a guarda real, casas de bonecas, princesas rebeldes, actividades radicais, dragões, espelhos mágicos e oficinas de pintura. Também por lá encontramos o Pai Natal e, já que estávamos na Lapónia, aproveitamos para procurar as renas. Tiramos fotografias, percorremos os trilhos mais complicados, enfrentamos o frio e conquistamos um dia perfeito e maravilhosamente passado, que a todos transportou para um Universo de faz-de-conta e de sonhos palpáveis.
Agradecemos a todos os colaboradores da Sartis que estiveram na origem, no planeamento e na execução desta aventura, pelo empenho, pela partilha e pela gentileza de irem além do que tinham previsto.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Aqui houve Natal!

No dia 19 de Dezembro abrimos portas a muitas visitas. Primeiro recebemos os funcionários da sucursal do BPI de Fafe que trouxeram imensos presentes recolhidos na campanha “Ajude uma criança a sorrir”. Em seguida chegou o Presidente da Câmara com a sua comitiva e os presentes que todos os anos a Câmara oferece às crianças e jovens aqui acolhidos. Os últimos visitantes do dia chegaram do grupo M. Couto Alves, SA. Ofereceram-nos um gigantesco cheque de felicidade que se se traduziu em presentes para todos, uma magnífica mesa de ténis de mesa e uma máquina de lavar e outra de secar a roupa. Os presentes vieram ainda da Fafinvest, na pessoa da D. Helena que, como todos os anos, voltou a trazer alegria a todos aqueles que esta casa acolhe.
Agradecemos às empresas e pessoas aqui nomeadas e ainda a muitas outras que não tem o seu nome aqui escrito, mas que de diversas formas se lembraram que o Natal é feito de partilha, de amor e de sorrisos e tentaram proporcioná-los às nossas 29 crianças e jovens.  

A caixa de correio...

Este ano, como é habitual, enviamos postais de Natal, aqui elaborados, a todos aqueles que mais de perto conviveram connosco durante o ano de 2013. Foi uma lembrança simples, apenas para que todos aqueles que não se esquecem da Instituição saibam que também os temos na lembrança. Entre o verde e o vermelho, lá seguiu pelo correio a mensagem de Boas Festas que esperamos tenha proporcionado sorrisos a quem os recebeu.

Natal a brincar!

Ainda faltavam vários dias para o Natal quando uma senhora sorridente nos bateu à porta com os braços cheios de presentes. Mais tarde podemos ver que, para além dos braços, também a mala do seu carro estava repleta de embrulhos destinados a cada uma das crianças e jovens que aqui vive. Com o intuito de que o tempo livre de todos seja ocupado de forma muito divertida, a empresa Albano da Costa, Mediação de Seguros Lda, ofereceu jogos lúdico-pedagógicos a todos. Deixamos aqui o nosso agradecimento à empresa Albano da Costa, Mediação de Seguros Lda pela boa-disposição que os jogos trouxeram e ainda por partilharem connosco o seu Espírito Natalício. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Por montes e vales, com a Naturjipe!

Apesar de 2014 já se ter apresentado há alguns dias, pelo blog ainda nos encontramos nos acontecimentos de 2013.
Não podíamos deixar que a troca de calendário nos impedisse de partilhar o passeio que a Naturjipe realizou connosco. Mais uma vez, as crianças e jovens aqui institucionalizados tiveram a oportunidade de conviver com o grupo Naturjipe numa viagem por montes e ar, preenchida com muitas actividades e momentos memoráveis.
O passeio teve como primeiro destino o Monte de Santa Marinha, em Freitas, local onde se realizou um lanche matinal, para ganhar forças para a restante aventura. Seguimos para a Penha, tendo em mente uma mudança de perspectiva através de uma viagem de teleférico, cuja antevisão causou medo em algumas crianças. Felizmente, a vontade de voar sobrepôs-se ao receio de cair e todos embarcaram, a transbordar de coragem, nesta nova experiência. Os Escuteiros de Freitas, que também estavam presentes, proporcionaram-nos uma visita guiada pelo Monte da Penha e dinamizaram algumas actividades enquanto se aguardava pelo almoço que decorreu na Sede dos Escuteiros, entre muita confraternização. O passeio de jipe prosseguiu animadamente, até à Sede da Naturjipe, onde se realizou um magusto e diversas actividades, novamente orientadas pelos Escuteiros. Os jogos e brincadeiras acompanharam-nos até à hora de jantar, que teve lugar na Sede da Naturjipe, e que terminou com as despedidas e o regresso a casa. Foi mais um dia inesquecível, repleto de boa disposição e experiências novas, o que já consideramos imagem de marca da Naturjipe. Mais uma vez aproveitamos para vos agradecer o dia que nos proporcionaram e o carinho com que sempre nos tratam. O nosso obrigado também aos Escuteiros de Freitas pelo empenho e atenção demonstrados.