terça-feira, 20 de agosto de 2013

Férias com saudades.

Fomos de férias! O destino era mais distante do que as praias que habitualmente frequentamos e apresentava-se como novidade para a maioria dos jovens. Alguns descobriram na memória uma viagem de comboio, realizada nas saudosas férias em Viana, que conduziu ao local que nos esperava, Vila Praia de Âncora.
Serviu-nos de casa o edifício da Cooperativa de Ensino Ancorensis, no qual fomos muito bem acolhidos. Foi lá que vimos salas de aula transformarem-se em dormitórios e uma cozinha com utensílio construídos para gigantes que impressionavam num primeiro contacto, mas sobretudo quando tivemos que os lavar.
Fomos à praia e fomos ao rio que se unem quando este, suavemente, desagua no mar. A água convidou-nos muitas vezes a fazer-lhe companhia e aceitamos, com sorrisos largos e profundos mergulhos entre os peixes que viajavam nas enormes ondas e causavam alguma estranheza aos olhos.
Houve jogos de vólei, de futebol e de cartas; houve mordedelas de peixe-aranha, um queixo aberto no rio e uma visita ao hospital de Viana; houve refeições improvisadas que se transformaram em manjares e novas experiências gastronómicas; houve declarações de amor e saudade reveladas na areia e escondidas pelo mar, passeios nocturnos que abriam caminho ao sono e até mesmo algumas gotas de chuva.
 Regressámos ainda a Viana do Castelo, às bolas do Natário e à lembrança de quem lá foi tão feliz e não mais voltará.   

Passamos umas férias cheias de experiências e são estas que nos ligam a quem nelas nos acompanhou, e aos lugares nos quais aconteceram. A primeira vez que alguém viu mar, a primeira vez que nele entrou, o seu primeiro mergulho, o primeiro amor de outro alguém, a primeira viagem de comboio, uma verdadeira prova de amizade… Acontecimentos que tornaram estas férias inesquecíveis e deixaram vontade de tornar a Âncora.   


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Um "doce" lanche.

Lanchamos quase todos os dias às 16 horas. Pão, fruta, leite ou iogurtes são as presenças mais habituais na ementa que, apesar de apetecíveis, já não surpreendem. Quando se antecipa a vinda de algo diferente, algo cujo simples odor causa água na boca, o lanche ganha novas proporções. A Pastelaria Padaria Doce Retiro veio lanchar connosco e ofereceu-nos um delicioso lanche composto por pizzas de diferentes recheios, bolos de chocolate e bolos de laranja e sumos a descrição. Foi uma refeição transformada em festa que a todos satisfez. Obrigada à Pastelaria e Padaria Doce Retiro pelo convívio e pelo enriquecido lanche proporcionados.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma aventura na aldeia do Pontido!

Em finais de Junho, ainda em modo de festejo do final das aulas, fomos gentilmente convidados para um almoço na Aldeia do Pontido (http://www.aldeiadopontido.com/). Chegamos pela manhã e começamos logo a explorar. Conhecemos o moinho e o pisão e fizemos uma caminhada, com algumas quedas pelo meio, que nos levou a um espaço no qual estavam expostos cartazes com a fauna e flora características daquela zona. Visitamos ainda uma das aconchegantes casas da aldeia para todos ficarem a saber o que escondiam as paredes de pedra. Antes do almoço, os mais corajosos enfrentaram as águas calmas, mas frias, de um riacho da aldeia, e ficaram prontos para a refeição que se seguiu. O delicioso almoço serviu para recuperar energias a serem usadas numa longa tarde de brincadeiras na barragem de Queimadela. Obrigada à Professora Odete por nos proporcionar esta aventura na natureza.