sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

And so this is Christmas!

Apesar do espírito natalício já se fazer presente na Instituição há algumas semanas, com decorações alusivas à época e a antecipação das férias, a grande comemoração do Natal decorreu na passada quarta-feira.
Os preparativos começaram após o almoço, com grande azáfama na cozinha e o adorno das mesas para os festejos noturnos.  
Por volta das 18h30 realizou-se a Eucaristia de Natal, na qual todos os jovens tiveram a oportunidade de agradecer a Deus as bênçãos recebidas durante o ano e revelar a afinação vocal adquirida nos ensaios das músicas preparadas para esta celebração. 
Para a abrir o apetite, as meninas presentearam-nos com um belo texto cheio de originalidade. 
Seguiu-se o jantar, onde o bacalhau foi rei e os mexidos, rabanadas, pão de ló e aletria nos fizeram recordar as tradições.
Foram então distribuídos os presentes, que se desembrulharam num alvoroço e a cada pedaço de papel rasgado, os olhos esbugalhavam e os sorrisos iam-se tornando maiores.
Para terminar a noite em família, os jovens reuniram-se numa roda de onde brotou música durante longas horas, até o sono comunicar às gargantas que era hora de descansar.

Aproveitamos para desejar a todos um NATAL MUITO FELIZ! 


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O tempo...

O tempo… amigo de quem quer esquecer, inimigo de quem quer recordar. As memórias misturam-se, entrelaçam-se e não se distingue o que é real, do que é desejo. O desejo é de que estivesses aqui. Aqui ou em qualquer lugar que não seja aquele para o qual partiste. Contamos três anos hoje, com a triste constatação de que te recordamos, mas que aspectos de ti têm que ser falados para a memória os tirar de alguma prateleira já empoeirada… o esfregar das mãos… Sabemos onde te guardamos, mas o tempo mede-se em quilómetros nos arquivos da mente e já não é tão fácil apanhar-te por inteiro só com o esticar de um braço. Resta-nos a saudade, a memória do coração. 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ode ao verão!

O mês de Outubro chegou até nós com vestígios de um verão assustado que não se mostrou a seu tempo. Mas a chuva não quis manter o engano e fez-se presente para nos recordar que as praias fecharam, os rios estão apenas ao serviço dos peixes e as piscinas foram despejadas até que a distante primavera se faça anunciar com quentes raios de sol.
Restam-nos as memórias de mais umas férias fenomenais. Como as praias de norte a sul não estavam ao nosso alcance, deambulamos pelo mar do norte, pelos pelas lagoas do Gerês e por tudo o que refrescasse os dias quentes que não deixámos escapar.  
Começamos pelo Gerês, que convidou a piqueniques e seguimos para a Apúlia da qual, durante 10 dias, fizemos casa. Conhecemos amigos, brincámos, pregámos partidas e fomos felizes. A palavra de ordem foi o Swag, era obrigatório dançar até o corpo pedir misericórdia, as estrelas-do-mar tornaram-se tesouros a descobrir (e devolver ao mar) e só nos perdemos uma vez, mas o céu e o horizonte eram mais brilhantes do que a calçada.
A água da Póvoa de Varzim também estava tolerável, sendo que a da doce Viana tudo superou, num dia de calor intenso, borboletas no areal e bolas de Berlim do Natário.

 Houve mais das férias, mas não lhe chamámos Verão. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O Corpo Humano!

A nossa biblioteca teve uma recente aquisição, oferecida por particulares, que, acreditamos, em muito irá contribuir para as aprendizagens durante o ano lectivo que se avizinha. A colecção “O Corpo Humano” já está a ser folheada e o modelo em 3 dimensão que a acompanhava despertou muito interesse e curiosidade. É nosso crer e desejo que o novo cantinho de conhecimento irá ajudar a despertar, nos nossos meninos, um maior interesse pelas histórias que se escondem nas linhas dos livros que adornam as estantes.     

terça-feira, 29 de julho de 2014

Passear de jipe, mergulhar e ler!

Realizou-se, no passado dia 28 de Junho, mais um passeio da Naturjipe com as crianças do Lar de Revelhe. Este ano o grupo era maior, associando-se a já velhos amigos, outros elementos da Naturjipe que ainda não eram nossos conhecidos.   
A saída deu-se em Revelhe e, com todos os envolvidos distribuídos pelos numerosos jipes, seguiu-se caminho pelos montes, passando pelo Gerês, até chegar a Lobios, do outro lado da fronteira.
Pelo caminho fomos presenteados com magníficas paisagens que se aliaram à emoção de fazer aquele trajecto aventureiro de jipe. Chegados ao destino, desfrutamos das termas de Lobios, de um excelente piquenique regado com muito convívio e de um bolo para a nossa colaboradora aniversariante.  
Como vem sendo habitual, os Escuteiros de Freitas também marcaram presença, tendo dinamizado atividades que proporcionaram enorme diversão. Só que este ano a aventura não terminou quando os jipes estacionaram no Centro Social. Dentro do edifício esperava-nos a inauguração da magnífica biblioteca. Esta decorreu com a presença da Naturjipe e do professor Carlos Afonso, grandes impulsionadores deste projecto e do livro “O Sítio Onde Moram as Cores do Arco-Íris”, cuja receita reverte a favor da biblioteca. É, sem dúvida, com grande orgulho que vemos as paredes revestidas de conhecimento, saber e lazer.  

Mais um S. João!

Com o início das férias em Junho, os dias passaram a ser diferentes. À luz trazida pelo Verão, associou-se uma casa constantemente cheia de crianças, com toda a confusão e brincadeira que isso implica.
Mas Junho não seria o que dele se espera se não celebrássemos o S. João, festa de eleição de todos nós. Contudo, este ano fomos atraiçoados pela chuva, que não tinha sido convidada, mas se fez presente em todo o seu esplendor, não permitindo que as mesas e as decorações fossem colocadas no exterior. Foi um pequeno contratempo, mas não interferiu com os grandes objectivos deste arraial que eram o convívio e a diversão.

Houve manjerico e pimentos, sardinhas e caldo verde, bifanas e crepes, tudo com o intuito de ganhar energia para o que se seguiria: um grandioso bailarico proporcionado pelo Grupo Novaversom. Todos dançamos até chegar a vontade de transferir a festa para a chuva, tal era o calor gerado por horas de dança ininterrupta. Contudo, a meia-noite ditou o fim da mesma, e todas as belas e belos adormecidos se dirigiram aos seus aposentos para uma noite descansada. 


quinta-feira, 12 de junho de 2014

O sítio onde moram as cores do arco-íris!


O dia 30 de Maio foi muito ansiado por todos nós. 
Finalmente iríamos folhear o livro de que há tanto tempo ouvíamos falar. 
O dia começou cedo, com os preparativos para a apresentação do livro que decorreu na sala de estudo do Centro Social e Paroquial de Revelhe. 
Foram várias as pessoas que se quiseram juntar a nós neste dia feliz e ficar a conhecer o famoso “livro solidário”, construído com muito mais do que imagens e palavras e cujo fruto maior será a construção de uma biblioteca no Centro. 
Os festejos prosseguiram à noite, na Escola Secundária de Fafe, local onde se criou um cenário, composto pelos jipes da Naturjipe e pela capa do livro em formato gigante, que foram a moldura perfeita para uma noite memorável. 
As actuações foram muito diversificadas, tendo em comum o divertimento que proporcionaram e o facto de terem uma raiz solidária. Enterneceu-nos perceber que tantas pessoas partilharam os seus talentos, numa noite que o passar das horas arrefeceu, em troca de simples sorrisos. 
Realçamos que as cores do arco-íris foram todas encontradas e as crianças poderão continuar a sorrir!
Deixamos o nosso agradecimento a todos aqueles que participaram nos vários momentos associados ao lançamento do livro, sobretudo aos grandes impulsionadores do mesmo, o Professor Carlos Afonso e a Naturjipe, na pessoa do Sr. Júlio Leite.



segunda-feira, 26 de maio de 2014

UMA AVENTURA NO JARDIM DOS SONHOS

Finalmente, o livro que tanto ansiávamos está prestes a ser do conhecimento de todos nós. 
A imagem fornece a informação para todos aqueles que não leram o Notícias de Fafe e as palavras que se seguem foram "roubadas" da página do Facebook do projecto. 

No dia 30 de maio, sexta-feira, vários são os momentos que se interligarão com o lançamento do livro solidário «O sítio onde moram as cores do Arco-Íris».
De manhã, na Escola Secundária de Fafe e no Centro Social e Paroquial de Revelhe, duas cerimónias decorrerão com essa finalidade.
À noite, pelas 21h, aberto a todos os que têm um coração solidário, o lançamento do livro solidário será o motivo maior para acontecer um grande evento solidário, no campo de jogos Escola Secundária de Fafe, com a presença de vários grupos musicais e outros momentos recreativos. No dia 30, venha à Escola Secundária, traga uma cor do Arco-Íris (roupa/fita/...) e entre numa aventura mágica «Uma aventura no Jardim dos Sonhos»

ESTEJA ATENTO, POIS, NO DIA 30, O CÉU DE FAFE TERÁ OUTRAS CORES...


quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Porto na Páscoa!

O regresso do sol fez-nos recordar as férias da Páscoa que por ele foram banhadas. O destino de eleição foi o Porto, que duas vezes visitamos.
Numa primeira ida ao Porto, viajando de comboio, que para alguns foi a primeira experiência neste meio de transporte, visitamos a livraria Lello, que a todos deixou maravilhados, e seguimos um caminho tortuoso até Serralves. Foram algumas horas de caminho, muitas indicações erradas e diversas garrafas de água bebidas. Felizmente, a beleza dos jardins de Serralves tudo compensou. Sombras, um grande farnel, belas flores perfumadas, um passeio até ao lago e jogos de crianças pela tarde dentro, marcaram este dia.
O regresso à Estação fez-se de autocarro, porque as pernas se queixavam de tanto andar. Mas alguém sentiu peso a mais e esqueceu-se da mochila no autocarro, um pequeno percalço.    
Dias mais tarde voltamos a dirigir-nos ao Porto. Desta feita para um convívio com meninos do Colégio Barão de Nova Sintra. Juntamo-nos todos na Instituição para um pequeno-almoço tardio, ao qual se seguiu uma visita guiada, por um funcionário do Colégio, pela baixa do Porto, passando pelo Douro até chegar à Ribeira, sendo o regresso à Instituição feito por uma rota diferente, o que proporcionou a todos um melhor conhecimento daquela parte da cidade em termos físicos e históricos. Ao almoço, que decorreu no Colégio, seguiram-se brincadeiras no espaço exterior e a apresentação da tartaruga Rafaela. Para terminar este passeio, fomos até à praia a Matosinhos, que se encontrava repleta de lixo e pouco convidativa, embora alguns meninos não tivessem resistido a molhar os pés. 

Foram dias de novas aventuras e aquisição de conhecimentos que a todos enriqueceram. 


sexta-feira, 9 de maio de 2014

E o Preço Certo é...

Desconhecemos o preço mas reconhecemos o valor.
A equipa do Preço Certo esteve, no início de Abril, no Centro Social e Paroquial de Revelhe, por altura do festejo do programa 2500 que se realizou na cidade de Fafe.
Fomos uma das instituições contempladas com uma remodelação que abarcou dois espaços: o refeitório e a sala de estar dos rapazes. A presença da equipa do Preço Certo causou bastante alvoroço na Instituição devido às mudanças a realizar, ao elevado número de pessoas que circulavam para cumprir todas as funções necessárias à gravação de um programa de televisão e à presença de pessoas famosas, que as crianças e jovens apenas conheciam através da televisão.
 A remodelação trouxe mais cor e comodidade às áreas escolhidas.
O antes e o depois foram mostrados na Edição Especial do Programa, na qual estivemos presentes com alguns milhares de Fafenses que, tal como nós, se envolveram na diversão que começou mesmo antes da realização do programa.
 Deixamos aqui o nosso muito obrigado à produção do programa, às empresas que se associaram ao mesmo e a todos aqueles que vieram espalhar simpatia e conforto à nossa Instituição.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Carnaval na Zona Bowling

Depois de um dia de S. Valentim recheado de cinema e pipocas, eis que chega o Carnaval. Como a chuva tem sido uma constante, os festejos fizeram-se no resguardo da Zona Bowling, em Fafe. Na segunda à noite, foi a vez dos jovens jogarem umas partidas de bowling e dançarem ao ritmo das músicas carnavalescas. Na tarde de Terça, as crianças tiveram oportunidade de se divertirem no mesmo espaço. A maioria nunca tinha segurado uma bola de bowling, nem visto uma de perto, o que levou a que o primeiro contacto se desse com alguma reticência. Mas, membro aquecidos e desconhecido vencido, disputaram-se grandes campeonatos, com possíveis estrelas deste desporto a serem reveladas. Queremos deixar o nosso agradecimento à Zona Bowling por ter colaborado connosco nesta actividade e se ter mostrado de imediato disponível, aquando da nossa primeira abordagem. 

Reis no Pontido

Os Reis passaram, este ano, por Revelhe. Depois de um Natal atribulado e de boas novas para celebrar, decidiu-se festejar nos Reis o que não foi possível no Natal. O jantar decorreu na Aldeia do Pontido, local do nosso agrado e já conhecido. Para além da oportunidade de estarmos todos juntos num animado convívio, esta reunião serviu também para apresentar formalmente a nova Direcção, que tinha tomado posse no início do ano.
A alegria foi contagiante e prolongou-se por todo o delicioso jantar.
No final foram distribuídos os últimos presentes de Natal, numa noite em que o frio e a chuva não se infiltraram nos ânimos de todos os presentes nesta festa. 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Porque o sonho comanda a vida!

A Terra dos Sonhos era um destino que há muito nos cativava por todo o encanto que produzia não só nas crianças, como nos adultos. Foi então com grande alegria que recebemos o convite da Sartis (http://sartis.pt), empresa sediada em Guimarães, para uma maravilhosa viagem a tão almejado destino.
Na manhã combinada, e à hora prevista, tínhamos um grande autocarro à porta da Instituição, com os colaboradores da Sartis, que partilhavam da nossa ansiedade por esta grande aventura. Como qualquer façanha que se preze, esta não poderia começar de barriga vazia, tendo a Sartis oferecido o almoço a todas as crianças e jovens no Mcdonalds, local de eleição de todos.
Seguimos então para a Terra dos Sonhos, onde nos esperavam piratas e a guarda real, casas de bonecas, princesas rebeldes, actividades radicais, dragões, espelhos mágicos e oficinas de pintura. Também por lá encontramos o Pai Natal e, já que estávamos na Lapónia, aproveitamos para procurar as renas. Tiramos fotografias, percorremos os trilhos mais complicados, enfrentamos o frio e conquistamos um dia perfeito e maravilhosamente passado, que a todos transportou para um Universo de faz-de-conta e de sonhos palpáveis.
Agradecemos a todos os colaboradores da Sartis que estiveram na origem, no planeamento e na execução desta aventura, pelo empenho, pela partilha e pela gentileza de irem além do que tinham previsto.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Aqui houve Natal!

No dia 19 de Dezembro abrimos portas a muitas visitas. Primeiro recebemos os funcionários da sucursal do BPI de Fafe que trouxeram imensos presentes recolhidos na campanha “Ajude uma criança a sorrir”. Em seguida chegou o Presidente da Câmara com a sua comitiva e os presentes que todos os anos a Câmara oferece às crianças e jovens aqui acolhidos. Os últimos visitantes do dia chegaram do grupo M. Couto Alves, SA. Ofereceram-nos um gigantesco cheque de felicidade que se se traduziu em presentes para todos, uma magnífica mesa de ténis de mesa e uma máquina de lavar e outra de secar a roupa. Os presentes vieram ainda da Fafinvest, na pessoa da D. Helena que, como todos os anos, voltou a trazer alegria a todos aqueles que esta casa acolhe.
Agradecemos às empresas e pessoas aqui nomeadas e ainda a muitas outras que não tem o seu nome aqui escrito, mas que de diversas formas se lembraram que o Natal é feito de partilha, de amor e de sorrisos e tentaram proporcioná-los às nossas 29 crianças e jovens.  

A caixa de correio...

Este ano, como é habitual, enviamos postais de Natal, aqui elaborados, a todos aqueles que mais de perto conviveram connosco durante o ano de 2013. Foi uma lembrança simples, apenas para que todos aqueles que não se esquecem da Instituição saibam que também os temos na lembrança. Entre o verde e o vermelho, lá seguiu pelo correio a mensagem de Boas Festas que esperamos tenha proporcionado sorrisos a quem os recebeu.

Natal a brincar!

Ainda faltavam vários dias para o Natal quando uma senhora sorridente nos bateu à porta com os braços cheios de presentes. Mais tarde podemos ver que, para além dos braços, também a mala do seu carro estava repleta de embrulhos destinados a cada uma das crianças e jovens que aqui vive. Com o intuito de que o tempo livre de todos seja ocupado de forma muito divertida, a empresa Albano da Costa, Mediação de Seguros Lda, ofereceu jogos lúdico-pedagógicos a todos. Deixamos aqui o nosso agradecimento à empresa Albano da Costa, Mediação de Seguros Lda pela boa-disposição que os jogos trouxeram e ainda por partilharem connosco o seu Espírito Natalício. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Por montes e vales, com a Naturjipe!

Apesar de 2014 já se ter apresentado há alguns dias, pelo blog ainda nos encontramos nos acontecimentos de 2013.
Não podíamos deixar que a troca de calendário nos impedisse de partilhar o passeio que a Naturjipe realizou connosco. Mais uma vez, as crianças e jovens aqui institucionalizados tiveram a oportunidade de conviver com o grupo Naturjipe numa viagem por montes e ar, preenchida com muitas actividades e momentos memoráveis.
O passeio teve como primeiro destino o Monte de Santa Marinha, em Freitas, local onde se realizou um lanche matinal, para ganhar forças para a restante aventura. Seguimos para a Penha, tendo em mente uma mudança de perspectiva através de uma viagem de teleférico, cuja antevisão causou medo em algumas crianças. Felizmente, a vontade de voar sobrepôs-se ao receio de cair e todos embarcaram, a transbordar de coragem, nesta nova experiência. Os Escuteiros de Freitas, que também estavam presentes, proporcionaram-nos uma visita guiada pelo Monte da Penha e dinamizaram algumas actividades enquanto se aguardava pelo almoço que decorreu na Sede dos Escuteiros, entre muita confraternização. O passeio de jipe prosseguiu animadamente, até à Sede da Naturjipe, onde se realizou um magusto e diversas actividades, novamente orientadas pelos Escuteiros. Os jogos e brincadeiras acompanharam-nos até à hora de jantar, que teve lugar na Sede da Naturjipe, e que terminou com as despedidas e o regresso a casa. Foi mais um dia inesquecível, repleto de boa disposição e experiências novas, o que já consideramos imagem de marca da Naturjipe. Mais uma vez aproveitamos para vos agradecer o dia que nos proporcionaram e o carinho com que sempre nos tratam. O nosso obrigado também aos Escuteiros de Freitas pelo empenho e atenção demonstrados.