quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A viver a esperança!

"Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora." Bernanos , Georges.

Sabíamos o que iria acontecer. Estava previsto há algumas semanas e o arrastar dos dias alimentava a ansiedade crescente que nenhuma pesquisa racional conseguiu neutralizar.
A esperança existia. Estava guardada em cada um de nós, mas às vezes o medo transforma-se em lágrimas que a arrastam para lugares escuros. Lugares que se alcançam, por ironia, com esperança. A que alguém me deu. A que eu posso partilhar contigo. A esperança de que um grande obstáculo seja ultrapassável, simplesmente porque não há alternativa.
Hoje foste tu a alimentar a nossa ESPERANÇA! Lutaste talvez a maior batalha da tua vida, até aqui, e venceste. A guerra ainda não terminou, mas temos esperança…
Alguém que te adora descreveu-te como uma Força da Natureza, como poderia ser de outra forma? Respiraste com mais força do que os teus pulmões deixaram, numa dança de espectadores ausentes, cheios de bravos para gritar, na qual ninguém te poderia vencer.  
Esperamos, em breve, ouvir-te gargalhar. Acorda! Creio ver a Estrela d’Alva.



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Scary Halloween!

Embora o espírito natalício comercial já nos atropele os olhos há algumas semanas, as memórias do Halloween permanecem intactas.
Este ano contamos com a presença do grupo que desenvolve e está envolvido no projecto “Fafe Cidade das Artes”. Alguns elementos do grupo procederam à decoração da Instituição durante a tarde e retiraram-se para, aguando do seu regresso, melhor se integrarem no ambiente que criaram no Centro. Entretanto, os funcionários do Centro prepararam um belo jantar para crianças, jovens e convidados, com aspecto assustador e sabor delicioso. Quando chegaram das escolas, as crianças e jovens vestiram-se a rigor e pintaram os rostos para intimidarem os que se atravessassem nos seus caminhos.
Perto da hora de jantar fomos invadidos pelo Drácula, por algumas mulheres disformes, por um mago com bola de cristal, pelo Dr. Jekyll e por muitas outras figuras tenebrosas que provocaram gritos e algumas lágrimas nos mais sensíveis. Diluído o impacto inicial durante a refeição, todos se juntaram numa sala para uma festa assustadoramente divertida, que infelizmente foi interrompida pela hora de deitar, tendo em conta que no dia seguinte era imperativo comparecer às aulas.
Agradecemos ao grupo de “Fafe Cidade das Artes” pela dinamização do dia de Halloween, pela presença no jantar e pela animação proporcionada na festa.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Feliz Aniversário!

Há várias formas de festejar o aniversário e são diversos os significados que as pessoas, nas diferentes idades, lhe atribuem. As crianças esperam guloseimas e presentes e os adolescentes, para além de desejo semelhante ao dos menores, anseiam ainda pela chegada dos idealizados 18 anos. O mais relevante para nós é não esquecer nenhuma data e celebrar todos os aniversários do modo que mais felicidade trouxer ao aniversariante. O quadro dos aniversários era já antigo e estava a pedir uma urgente renovação. E assim se procedeu. Balões mágicos, segurados por duas crianças, indicam o nome e a data em que cada criança ou jovem faz anos e anunciam balões, gomas, velas e um delicioso bolo. Cada celebração, e a devida entrada num novo ano, é oportunidade de recomeço, de consolidar projectos, de crescer e, assim sendo, merece todo o empenho e todo o esforço para que não seja esquecida.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os Lobitos de Revelhe

Há algumas semanas, os Lobitos do Agrupamento de Escuteiros de Revelhe fizeram-nos uma visita muito especial. Trouxeram um desenho elaborado por todos e alguns bens alimentares que tivemos a oportunidade de agradecer. Foi uma visita à casa dos colegas, pois também aqui habitam alguns Lobitos, que com muito orgulho usam a farda de Escuteiro. Esperamos mais visitas, mais desenhos e mais tardes de brincadeira.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Férias com saudades.

Fomos de férias! O destino era mais distante do que as praias que habitualmente frequentamos e apresentava-se como novidade para a maioria dos jovens. Alguns descobriram na memória uma viagem de comboio, realizada nas saudosas férias em Viana, que conduziu ao local que nos esperava, Vila Praia de Âncora.
Serviu-nos de casa o edifício da Cooperativa de Ensino Ancorensis, no qual fomos muito bem acolhidos. Foi lá que vimos salas de aula transformarem-se em dormitórios e uma cozinha com utensílio construídos para gigantes que impressionavam num primeiro contacto, mas sobretudo quando tivemos que os lavar.
Fomos à praia e fomos ao rio que se unem quando este, suavemente, desagua no mar. A água convidou-nos muitas vezes a fazer-lhe companhia e aceitamos, com sorrisos largos e profundos mergulhos entre os peixes que viajavam nas enormes ondas e causavam alguma estranheza aos olhos.
Houve jogos de vólei, de futebol e de cartas; houve mordedelas de peixe-aranha, um queixo aberto no rio e uma visita ao hospital de Viana; houve refeições improvisadas que se transformaram em manjares e novas experiências gastronómicas; houve declarações de amor e saudade reveladas na areia e escondidas pelo mar, passeios nocturnos que abriam caminho ao sono e até mesmo algumas gotas de chuva.
 Regressámos ainda a Viana do Castelo, às bolas do Natário e à lembrança de quem lá foi tão feliz e não mais voltará.   

Passamos umas férias cheias de experiências e são estas que nos ligam a quem nelas nos acompanhou, e aos lugares nos quais aconteceram. A primeira vez que alguém viu mar, a primeira vez que nele entrou, o seu primeiro mergulho, o primeiro amor de outro alguém, a primeira viagem de comboio, uma verdadeira prova de amizade… Acontecimentos que tornaram estas férias inesquecíveis e deixaram vontade de tornar a Âncora.   


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Um "doce" lanche.

Lanchamos quase todos os dias às 16 horas. Pão, fruta, leite ou iogurtes são as presenças mais habituais na ementa que, apesar de apetecíveis, já não surpreendem. Quando se antecipa a vinda de algo diferente, algo cujo simples odor causa água na boca, o lanche ganha novas proporções. A Pastelaria Padaria Doce Retiro veio lanchar connosco e ofereceu-nos um delicioso lanche composto por pizzas de diferentes recheios, bolos de chocolate e bolos de laranja e sumos a descrição. Foi uma refeição transformada em festa que a todos satisfez. Obrigada à Pastelaria e Padaria Doce Retiro pelo convívio e pelo enriquecido lanche proporcionados.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma aventura na aldeia do Pontido!

Em finais de Junho, ainda em modo de festejo do final das aulas, fomos gentilmente convidados para um almoço na Aldeia do Pontido (http://www.aldeiadopontido.com/). Chegamos pela manhã e começamos logo a explorar. Conhecemos o moinho e o pisão e fizemos uma caminhada, com algumas quedas pelo meio, que nos levou a um espaço no qual estavam expostos cartazes com a fauna e flora características daquela zona. Visitamos ainda uma das aconchegantes casas da aldeia para todos ficarem a saber o que escondiam as paredes de pedra. Antes do almoço, os mais corajosos enfrentaram as águas calmas, mas frias, de um riacho da aldeia, e ficaram prontos para a refeição que se seguiu. O delicioso almoço serviu para recuperar energias a serem usadas numa longa tarde de brincadeiras na barragem de Queimadela. Obrigada à Professora Odete por nos proporcionar esta aventura na natureza.    

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Notícias tardias do S. João!

S. António já se acabou, o S. João também e até o S. Pedro já só volta para o ano, mas as palavra e imagens referentes aos nossos festejos do S. João ainda não tinham aparecido por aqui. Foi mais um arraial que se vem a tornar tradição e que esperamos repetir todos os anos, devido à alegria e ao convívio que proporciona. As sardinhas e os pimentos não poderiam faltar, tal como os manjericos e o caldo verde. Mas as mesas foram compostas com alguns extras que satisfizeram os comensais mais exigentes. A festa não se prolongou pela noite dentro porque as aulas, do dia seguinte, eram a prioridade. Contudo, o objectivo da festa foi cumprido e o desejo de muitas mais foi demonstrado pelos jovens.    

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Extras na horta e jardim!

Com muito sol e água, as plantas do jardim e os vegetais cresceram imenso e podemos confessar que já comemos sopas saídas da nossa horta. Mas neste momento não são só seres vivos a ocupar aquele espaço, há também algumas placas de madeira colocadas pela COOFAFE para que os laicos na temática do cultivo da terra conseguissem identificar o que ali se encontrava. Mais uma vez agradecemos à COOFAFE, desta feita por proporcionarem novos conhecimentos que se manterão presos à terra durante muito tempo.   

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tabagismo

Sendo o tabagismo , segundo a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de morte evitável no mundo, pareceu-nos pertinente abordar este tema no Centro Social. Aproveitamos para isso a presença da Beatriz Guimarães, estagiária de Medicina da Universidade do Minho, que preparou uma apresentação dirigida aos jovens, que aqui habitam, e que tinha dois objectivos subjacentes: a educação e a prevenção. Os jovens tiveram oportunidade de substituir as dúvidas por certezas e de ficarem a conhecer o consumo tabágico de um novo ângulo. 

sábado, 22 de junho de 2013

Em dia de aniversário...


Quase a chegar à maioridade, celebramos hoje mais um aniversário. Somos uma casa diferente, com moradores sem tempo certo de alojamento e que nem sempre chegam por vontade própria, mas que, na sua maioria, escolhem ficar. Somos uma casa contruída ao longo de 17 anos, que mais do que de tijolos e cimento, é feita de pessoas: das que lá moram, das que lá trabalham e daquelas que contribuem das mais variadas formas para que possamos ser uma casa feliz. E são essas pessoas que hoje estão de parabéns. As crianças e os jovens que ali crescem a cada dia e que aprendem a exigir mais da vida do que esta lhes está disposta a dar, que lutam e percorrem vários caminhos na ânsia de encontrarem o que conduz à felicidade, com a ajuda de vários adultos preparados e disponíveis para os ajudarem a traçar a melhor rota e depois a seguirem juntos; as pessoas que lá trabalharam e que deixaram saudades pelo muito de si que deram e pelo tanto que ensinaram e aquelas que são hoje mais do que funcionárias, que não baixam os braços e não desistem, que enfrentam adversidades diárias com a firme certeza de que a mudança é possível e que a melhor arma para obter as maiores vitórias é o afecto; e todas as pessoas que foram, ao longo dos anos, e ainda são, apoio, auxílio e suporte. Os seus nomes ocupariam um espaço maior do que aquele de que dispomos, mas temos a firme certeza de que não precisam de os ver aqui para se identificarem. Sem elas a nossa casa não seria o que é hoje, ou poderia até mesmo já não existir. E neste dia de aniversário, sem bolo nem foguetes, festejamos com o obrigada a todas estas pessoas que quiseram pertencer à nossa família, com a certeza de que temos uma casa de portas abertas, como abertos devem estar os braços de quem trabalha com crianças e jovens.  
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cortiça solidária

No Dia Mundial da Criança, a Revicork (http://revicork.com/) realizou uma campanha na qual parte do valor das suas vendas revertia a favor do Centro Social e Paroquial de Revelhe. A adesão ficou aquém do esperado pela empresa, mas o valor obtido foi entregue à Instituição na semana passada pelo Engenheiro Paulo Cunha Teixeira. Agradecemos aos representantes da Revicork esta iniciativa de grande mérito.  

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Flores e saúde!

As oportunidades que nos surgem não podem ser perdidas e muito menos desperdiçadas. Por isso, quando a COFAFE nos propôs a criação de um jardim e de uma horta, não se pensou duas vezes. Os formandos do Curso de Jardinagem aplicaram todos os seus conhecimentos e criatividade no desenhar de um belo jardim com flores, ervas e frutos (que em breve chegarão). E como não se vive só de beleza, também construíram uma horta com todos os legumes necessários para cozinhar uma deliciosa e saudável sopa. O trabalho foi realizado em ambiente de alegria e convívio e culminou com música ao vivo, patrocinada por alguns dos formandos. Obrigada à COFAFE, em especial à Dra. Vera Peixoto com quem mais contactamos, e aos formandos do Curso de Jardinagem. 





terça-feira, 28 de maio de 2013

Nós em exposição!

Terminadas as Feiras Francas de 2013, cumpre-nos fazer uma avaliação da nossa participação na Expo Rural. Ocupamos um espaço logo à entrada do Multiusos, para que até os olhares mais distraídos não falhassem a nossa presença. Faltava identificarmo-nos. Usamos para isso a bandeira realizada para as Jornadas Literárias, que muito bem adornou uma das mesas que serviu de expositor para os nossos produtos. Mas talvez não fosse o suficiente. Talvez necessitamos de algo mais chamativo, com maior impacto visual. Algo que contivesse os elementos que nos distinguem e com imponência suficiente para se destacar numa azáfama de pirilampos e pão com chouriço. Uma lona. Com esta apresentação atingimos o nível de exposição que desejávamos e conseguimos interagir com centenas de pessoas. Acima do aspecto comercial ficou o contacto com a comunidade e com outras Instituições que compartilhavam dos mesmos objectivos que a nossa. Esperamos que as nossas bolachas e compotas caseiras tenham feito as delícias de muitos e que quem comeu as elaboradas espetadas de gomas não se tenha esquecido de escovar os dentes. Aproveitamos para deixar aqui o nosso agradecimento à COFAFE, pelo espaço privilegiado que nos cedeu, e à Berci, pela magnífica lona que nos ofereceu. Foi uma nova experiência enriquecedora que gostaríamos de voltar a repetir!  

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Jornadas Literárias


As 4ªs Jornadas Literárias tiveram início no passado dia 19 e nós não quisemos faltar. Para além dos aplausos concedidos ao magnífico espetáculo presenciado no Multiusos de Fafe, criamos uma bandeira para ser apresentada na ocasião. A mesma é composta pelo logotipo da Instituição e por algumas tachas que pretendem ser uma alusão ao fabrico de socos, atividade pela qual a Freguesia se destacou em tempos idos.  Infelizmente a fotografia não faz jus à bandeira, nem às horas nela passadas. Mas se a quiserem ver de perto, visitem o nosso espaço, integrado no stand da Freguesia de Revelhe, em baixo da arcada. 


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Recebemos a visita de alguns elementos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Fafe que se encontram a divulgar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. O grande objectivo desta iniciativa passa por consciencializar a comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância. Foram distribuídos laços azuis aos presentes e mais se guardaram para oferecer àqueles que não estavam de serviço no momento. A curiosidade de todos foi aguçada por tal oferta e então procedeu-se à explicação do significado de tais fitas. Ficamos todos a saber que Bonnie Finney, uma avó americana, atou uma fita azul à antena do seu carro, como referência à cor das equimoses causadas pelos maus tratos de que a sua neta era vítima e o seu neto tinha falecido. Desta forma, a fita azul passou a associar-se a esta iniciativa.Inserida no programa dedicado a esta temática estava ainda a visualização do filme “Bestas do Sul Selvagem”, à qual alguns jovens foram convidados a assistir. Agradecemos à CPCJ de Fafe o convite e a possibilidade de assistir a um filme desassossegador que contém uma verdadeira lição de vida. 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Xana Toc Toc


No soalheiro Domingo passado, enquanto os mais pequenos brincavam no exterior da Instituição, ouvia-se repetidamente parte de uma canção: Xana Toc Toc olha a porta vai ver quem é… Era o maior vestígio do que se tinha passado no dia anterior, a presença no espectáculo da Xana Toc Toc, no Multiusos de Guimarães. Algumas meninas mantinham ainda a pulseira que lhes deu acesso ao concerto. O ambiente de fantasia e magia transportou-as para a “Ilha dos Sonhos”, local onde puderam acompanhar a Xana Toc Toc nas suas aprendizagens ritmadas e com letras apelativas. Agradecemos à AudioVeloso Produções por ter proporcionado uma tarde musical aos nossos meninos. 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rali em Fafe, nós fomos!

Há dias que não se falava noutra coisa e a agitação pela cidade era notória. O Rali estava de novo em Fafe e não podíamos faltar. A coragem de guardar o melhor lugar e para isso acampar durante a noite, não se revelou em nós, mas sábado, bem cedo, lá partimos à procura do pó e com um vasto lanche para acompanhar um longo dia. O Confurco esperava por nós, pelo menos assim parecia devido aos lugares com vista privilegiada que conseguimos. Ficamos extasiados pelo ambiente que nos rodeava e pelo espectáculo proporcionado pelos carros e compreendemos porque é que o Rali de Fafe é considerado um dos melhores do mundo. 

domingo, 31 de março de 2013

sexta-feira, 29 de março de 2013

Uma boa descoberta!

Descobrimos finalmente onde pára a Primavera! Por mais estranho que possa parecer encontramo-la entre portas. Já que o S. Pedro decidiu que as mil águas de Abril se deveriam anunciar em Março, arregaçámos as mangas para que, pelo menos dentro do Centro, nos sintamos na estação certa. A árvore plantada na sala de estar encheu-se de cor e, naturalmente, pássaros e borboletas não resistiram a tanta beleza. Os duendes que até agora se encontravam a hibernar nos seus cogumelos mágicos, abandonaram-nos aos primeiros rumores da boa nova. Até alguns coelhos se puseram a caminho ao saberem a Primavera tão perto. Agradecemos ao Centro Óptico de Fafe por ter oferecido os adornos primaveris.

terça-feira, 26 de março de 2013

Bem-vinda Primavera!


Nestes dias chuvosos em que as nuvens se desfazem em gotas que tudo encharcam, chegou a Primavera. Veio tímida e fugaz, mas permitiu alguns jogos tradicionais numa tarde de sol que não chegou a aquecer. Começamos por criar duas equipas, a cobra e a enguia e estabelecer como prémio para a equipa vencedora deliciosos crepes com chocolate, para repor energias. A primeira tarefa consistia em encontrar tesouros escondidos em bacias de farinha e apresentar uma nova maquilhagem que abrangia rosto e cabelo e assentava, sobretudo, no branco. Depois de limpar a farinha dos olhos, jogámos à malha. Foi interessante verificar que os verdadeiros talentos para esta actividade se revelaram no sexo feminino. Seguiu-se uma corrida de ovo na boca e, por fim, um confronto de forças, do qual não saiu nenhum vencedor. As enguias venceram este confronto primaveril e partilharam a recompensa com a equipa que ficou em segundo lugar, num animado convívio que fez esquecer o vento frio que se sentia. 


domingo, 24 de março de 2013

Um dia do pai...


Como todos os anos, no dia 19 de Março celebrou-se o dia do pai. Por Revelhe optamos por trocar os festejos por reflexão, porque os muitos significados desta data não se podiam diluir em postais e gravatas de cartão com mensagens fingidas ou simplesmente copiadas de um qualquer sítio na Internet. O escritor espanhol Vázquez Montalbán disse uma vez que "todos somos filhos de alguém, ainda que alguns se neguem por sua vez a ser pais", afirmação de verdade inegável. É muitas vezes o confronto com a negação dos pais em assumir o seu papel que causa sofrimento, confusão e dor àqueles que se tornaram órfãos de um pai vivo. Contudo, a perceção de que a própria criança ou jovem não teve influência nessa opção e de que há muitos que a rodeiam que podem tornar-se pessoas significativas na sua vida e conquistar papeis de importância superior a qualquer ligação biológica, permite lidar com este conflito de um modo mais saudável. E como um pai é muito mais do que um progenitor, para o final do dia ficou guardada a visualização do filme "Johny Q".